PLANO DE AULA GRUPO 2
Tema: Sistemas
de equações de 1°Grau.
Turma/Ano: 8ª
série/9ºano (estamos considerando que os alunos já aprenderam tal conteúdo na
série anterior, mas apresentaram dificuldades em resolver problemas que
envolvem sistema de equação do 1º grau na avaliação diagnóstica do início do
ano)
Conteúdos: Sistema
de equação linear; métodos de resolução (adição e substituição); representação
gráfica de equação linear com duas variáveis; análise das soluções de um sistema
linear (algébrica e gráfica)
Justificativa:
os resultados das avaliações internas e externas mostram que os alunos
apresentam muita dificuldade na transposição das informações de um problema
para a linguagem algébrica, sobretudo, os que envolvem sistema de duas equações
com duas variáveis. Diante disso faz-se necessário desenvolver um trabalho de
intervenção e recuperação contínua junto aos alunos que mobilize as habilidades
relativas à competência leitora, para que seja capaz de traduzir o problema
para a linguagem algébrica e, assim, identificar sistemas lineares num problema
e resolvê-lo corretamente.
Cronograma: 6 aulas
Objetivo
geral: Levar os
alunos a ampliarem a compreensão do conceito sistema linear e sua
aplicabilidade na resolução de problemas.
Objetivo específico:
- Compreender o problema identificando as informações necessárias para a resolução.
·
Identificar o conceito sistema de equação do 1º
grau num problema;
·
Traduzir um problema na linguagem algébrica na
forma de um sistema.
·
Verificar se o resultado obtido é a solução do
problema.
·
Analisar e discutir as possíveis soluções de um
sistema linear;
·
Interpretar graficamente a solução de um sistema
linear.
Procedimentos Metodológicos:
- Primeiramente será realizada proposta aos
alunos uma pesquisa sobre a história do conceito. Socializadas as descobertas,
o professor fará um fechamento dos saberes deflagrados de modo a destacar a
relevância de tal conceito e como surgiu;
- Será feita uma retomada de conteúdo destacando os
aspectos característicos e definidores do sistema de equação do 1º grau; Também
serão retomados os procedimentos de resolução de equação do 1º grau;
- A partir de uma situação problema preparada pelo
professor com foco na leitura e interpretação, os alunos juntamente com o
professor irão identificar as informações principais, reconhecer os valores a
serem descobertos (incógnitas), verificar a pergunta central e representá-la na
linguagem algébrica.
- Num outro
momento, os alunos em grupo (dupla) discutirão a representação algébrica de
outros problemas e socializarão suas descobertas e resoluções.
- Por fim, será solicitado aos alunos um relatório
reflexivo sobre o seu processo de aprendizagem nestas atividades, destacando o
que aprendeu; do que aprendeu o que mais gostou e quais foram suas dificuldades.
Avaliação:
Avaliação será contínua, de modo que todas as
atividades serão avaliadas e servirão de diagnóstico e de indicativos para a intervenção
docente junto aos alunos para superação de suas dificuldades.
Recuperação:
Consideramos o relatório reflexivo sobre o
que aprendeu uma forma de recuperação contínua, pois no momento em que reflete
sobre os conceitos abordados, o que aprendeu e o que teve dificuldade o aluno
pode re-significar alguns conceitos e corrigir alguns equívocos. Mas, se ainda
assim ainda ficar alguma dúvida, o relatório reflexivo servirá para o professor
identificar onde está o problema o que orientará as próximas intervenções, bem
como a elaboração de atividade específica para os casos pontuais.
Recursos: Caderno do Professor/Aluno;
Problemas retirados do relatório do SARESP de anos anteriores; Livros didáticos;
Uso da Tecnologia para apresentar em Power Point a história do conceito e os
problemas a serem discutidos; Internet (pesquisas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário