domingo, 5 de maio de 2013

Plano de aula





PLANO DE AULA GRUPO 2
Tema: Sistemas de equações de 1°Grau.

Turma/Ano: 8ª série/9ºano (estamos considerando que os alunos já aprenderam tal conteúdo na série anterior, mas apresentaram dificuldades em resolver problemas que envolvem sistema de equação do 1º grau na avaliação diagnóstica do início do ano)

Conteúdos: Sistema de equação linear; métodos de resolução (adição e substituição); representação gráfica de equação linear com duas variáveis; análise das soluções de um sistema linear (algébrica e gráfica)

 Justificativa: os resultados das avaliações internas e externas mostram que os alunos apresentam muita dificuldade na transposição das informações de um problema para a linguagem algébrica, sobretudo, os que envolvem sistema de duas equações com duas variáveis. Diante disso faz-se necessário desenvolver um trabalho de intervenção e recuperação contínua junto aos alunos que mobilize as habilidades relativas à competência leitora, para que seja capaz de traduzir o problema para a linguagem algébrica e, assim, identificar sistemas lineares num problema e resolvê-lo corretamente.

Cronograma: 6 aulas

Objetivo geral: Levar os alunos a ampliarem a compreensão do conceito sistema linear e sua aplicabilidade na resolução de problemas.

 Objetivo específico:
  • Compreender o problema identificando as informações necessárias para a resolução.  
·         Identificar o conceito sistema de equação do 1º grau num problema;
·         Traduzir um problema na linguagem algébrica na forma de um sistema.   
·         Verificar se o resultado obtido é a solução do problema.  
·         Analisar e discutir as possíveis soluções de um sistema linear;
·         Interpretar graficamente a solução de um sistema linear.


 Procedimentos Metodológicos:
- Primeiramente será realizada proposta aos alunos uma pesquisa sobre a história do conceito. Socializadas as descobertas, o professor fará um fechamento dos saberes deflagrados de modo a destacar a relevância de tal conceito e como surgiu;
- Será feita uma retomada de conteúdo destacando os aspectos característicos e definidores do sistema de equação do 1º grau; Também serão retomados os procedimentos de resolução de equação do 1º grau;
- A partir de uma situação problema preparada pelo professor com foco na leitura e interpretação, os alunos juntamente com o professor irão identificar as informações principais, reconhecer os valores a serem descobertos (incógnitas), verificar a pergunta central e representá-la na linguagem algébrica.
-  Num outro momento, os alunos em grupo (dupla) discutirão a representação algébrica de outros problemas e socializarão suas descobertas e resoluções.
- Por fim, será solicitado aos alunos um relatório reflexivo sobre o seu processo de aprendizagem nestas atividades, destacando o que aprendeu; do que aprendeu o que mais gostou e quais foram suas dificuldades.

Avaliação:
Avaliação será contínua, de modo que todas as atividades serão avaliadas e servirão de diagnóstico e de indicativos para a intervenção docente junto aos alunos para superação de suas dificuldades.

Recuperação:
 Consideramos o relatório reflexivo sobre o que aprendeu uma forma de recuperação contínua, pois no momento em que reflete sobre os conceitos abordados, o que aprendeu e o que teve dificuldade o aluno pode re-significar alguns conceitos e corrigir alguns equívocos. Mas, se ainda assim ainda ficar alguma dúvida, o relatório reflexivo servirá para o professor identificar onde está o problema o que orientará as próximas intervenções, bem como a elaboração de atividade específica para os casos pontuais.

Recursos:  Caderno do Professor/Aluno; Problemas retirados do relatório do SARESP de anos anteriores; Livros didáticos; Uso da Tecnologia para apresentar em Power Point a história do conceito e os problemas a serem discutidos; Internet (pesquisas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário